Um pesquisador da Universidade de São Paulo desenvolveu um aplicativo que permite que pessoas surdas percebam sons ambientes e músicas por meio da vibração do celular. O app, disponível para aparelhos Android, pode ser utilizado no Brasil, na Alemanha e também nos Estados Unidos, onde a ideia foi amadurecida em uma incubadora de empresas tecnológicas.
Traduzir música para quem não consegue ouvi-la foi o grande desafio enfrentado pelo pesquisador Rafael Zinni Lopes. "Tivemos que entender a diferença entre a intensidade do som, e não só isso, mas também a diferença de ritmo entre músicas. Como você diferencia a intensidade de músicas? Como você diferencia o ritmo de cada música? Se elas estão dentro da mesma oitava, como fazer para diferenciá-las?", explica.
Após três anos de trabalho, o pesquisador conseguiu ajustar as vibrações do celular para transmitir os diferentes ritmos e frequências que compõem as músicas. Sons agudos, por exemplo, são particularmente difíceis de reproduzir dessa forma.
Durante o processo de desenvolvimento, Zinni Lopes contou com a ajuda de Ricardo Fujikawa, que contribuiu com sugestões a partir das experiências dele e dos amigos surdos.
Atualmente, o aplicativo funciona perfeitamente e foi testado até em um concerto de violinos. Ele também pode ser utilizado para assistir filmes.
Disponível gratuitamente para o sistema Android, a aplicação tem recebido ótimos s, especialmente de surdos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.