Os casos de covid-19 subiram de seis para 39 em quase 30 dias no Amazonas. Isso representa um aumento de 550% no número de casos confirmados do dia 28 de dezembro do ano ado ao dia 25 de janeiro deste ano. Uma morte foi registrada.
O informe para vírus respiratórias da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas apresentou um ranking das doenças respiratórias mais recorrentes no estado. O coronavírus lidera essa estatística, com 56,4% dos casos. A faixa etária mais atingida são os idosos acima de 60 anos, com 29% dos casos. Em seguida, com 27%, estão as crianças menores de um ano de idade.
O Ministério da Saúde espera que a cobertura vacinal seja superior a 90%. Porém, o número está abaixo dessa meta em todas as doses disponíveis no Estado do Amazonas. Até a atualização mais recente, publicada ontem, o percentual de pessoas vacinadas com duas doses é de apenas 82%. Esse número cai drasticamente quando falamos em pessoas vacinadas com quatro doses, sendo apenas 13%.
A vacinação contra a covid-19 é distribuída gratuitamente em todo o país e é uma medida essencial para a redução da transmissão e também para o agravamento da doença. A fundação de Vigilância em Saúde, que monitora os casos, orienta a população a adotar medidas simples, como a higienização frequente das mãos, evitar aglomerações, cobrir o rosto ao tossir ou espirrar e, é claro, usar a máscara, que continua sendo importante.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.