O Rio de Janeiro ganhou a primeira estrutura judicial exclusiva para o atendimento de pessoas idosas. A iniciativa busca agilizar processos e garantir mais proteção a esse público, cujo número cresce cada vez mais no Brasil.
Segundo o IBGE, a população com 60 anos ou mais já soma 31 milhões de pessoas, representando quase 15% do total de brasileiros. Para atender a essa demanda, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro criou a primeira vara especializada em idosos do país.
A nova unidade, inaugurada no fim de janeiro, tem à frente a juíza Cláudia de Oliveira Motta, que já possuía experiência na área ao atuar na Vara da Criança, Adolescente e Idoso. Segundo ela, o objetivo é garantir que medidas judiciais ocorram de forma célere e eficaz, com apoio do Ministério Público, que investiga denúncias e aciona a Justiça sempre que necessário.
Outro serviço inovador no estado é o Disque Idoso, uma central de atendimento pelo número 165, que funciona 24 horas por dia. Desde sua criação, em outubro do ano ado, já recebeu mais de três mil ligações, sendo 75% relacionadas a denúncias de violência contra idosos.
Casos mais críticos são encaminhados para órgãos competentes, garantindo atendimento especializado às vítimas. Além do telefone, o serviço também pode ser ado via aplicativo "Disque Idoso 165", disponível para Android e iOS. O app pode ser baixado e ativado exclusivamente por pessoas com 60 anos ou mais.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.