O carnaval esquenta também o clima de paquera. Mas nem por isso o folião pode se esquecer de cuidar da saúde. Preservativos são fundamentais para prevenir uma gravidez indesejada e, principalmente, infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs. Em várias cidades, camisinhas, testes e medicamentos são distribuídos para garantir a saúde de quem quer curtir a festa.
Dentre os medicamentos disponíveis para prevenir contra o vírus HIV estão a profilaxia pré-exposição, a PrEP, e a profilaxia pós-exposição, a PEP. A PrEP oferece o uso do comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. Já a PrEP reduz o risco de adquirir o vírus após exposição com potencial risco, como violência sexual ou relação desprotegida. O tratamento deve começar até 72 horas após a exposição e ser seguido por 28 dias.
Mas, apesar desses dois medicamentos serem eficientes contra o vírus HIV, não previnem outras doenças sexualmente transmissíveis. O PrEP não protege contra a clamídia, sífilis gonorreia, cancro, herpes e outras, por exemplo. Por isso a importância de sempre usar preservativo.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.