No Rio de Janeiro, uma operação policial foi atrás de uma organização que contrabandeava armas do exterior. O esquema era chefiado por um policial federal aposentado e abastecia um grupo criminoso que age em comunidades cariocas.
Os agentes da Polícia Federal e da Polícia Civil chegaram logo no início da manhã em dois condomínios localizados na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, ambos na zona oeste. O objetivo era cumprir 14 mandados de busca e apreensão contra os investigados.
Em um dos endereços, a polícia foi recebida a tiros, o autor dos disparos foi preso em flagrante e, além dos crimes pelos quais já é investigado, vai responder por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma de fogo.
A justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos que somam R$ 50 milhões. As investigações apontam que a organização criminosa, chefiada pelo policial federal aposentado, Josias João do Nascimento, de 56 anos, enviou cerca de 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro.
De acordo com a PF, ele usava outras pessoas e empresas para comprar bens e lavar dinheiro do tráfico internacional de armas.
A operação da Polícia Federal é o desdobramento de uma outra, realizada em 2017, que resultou na apreensão de 60 fuzis no aeroporto do Galeão.
Para os especialistas em segurança pública, o importante é utilizar a inteligência policial e chegar nas lideranças criminosas.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.