Dois julgamentos importantes no Supremo Tribunal Federal (STF) foram suspensos hoje (24). O primeiro envolve a deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, que foi flagrada, em 2022, com uma arma na mão, perseguindo um homem em São Paulo. O julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Nunes Marques e deve levar pelo menos 90 dias para ser retomado. Atualmente, o placar está em 5 a 0 a favor da condenação da deputada a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semi-aberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Os ministros também pediram a cassação do mandato de Zambelli, mas essa decisão só deve ocorrer em um segundo momento, após o esgotamento de todos os recursos.
O caso remonta a um episódio ocorrido em 2022, quando Zambelli foi flagrada em uma discussão e perseguiu o jornalista Luan Araújo com uma arma em punho, o que levou à sua denúncia pelo Ministério Público.
O segundo julgamento suspenso foi o de Débora Rodrigues dos Santos, acusada de pichar a estátua da Justiça durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Ela usou batom para escrever a frase "perdeu, mané". O ministro Luiz Fux pediu vista do caso, que já estava no plenário virtual desde a última sexta-feira (21). Com a suspensão, não há uma nova data definida para o retorno do julgamento.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.