A cada seis minutos, ocorre um estupro de criança no Brasil, um número alarmante. Em mais de 80% dos casos, as vítimas são meninas, principalmente negras. Esses dados são do Fórum Nacional de Segurança Pública e ressaltam a importância de combater e prevenir esse tipo de crime.
O mês de maio foi reservado para alertar e conscientizar a população sobre como enfrentar esse problema grave, através da campanha Maio Laranja. Diversas iniciativas estão ocorrendo em todo o país, como o evento organizado hoje (17) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília, que incluiu uma caminhada contra a pedofilia. A ideia é escutar sem julgamentos aqueles que, muitas vezes, não têm chances de se defender sozinhos.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. Neste sábado, 100 balões brancos foram soltos em homenagem a todas as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Além disso, durante esta semana, 472 adultos foram presos, 147 menores de 18 anos foram apreendidos e 80 crianças e adolescentes foram resgatados em ações de combate a todos os tipos de violência contra essa população. A operação, que começou em 30 de abril e vai até 30 de maio, reforça a importância da educação sexual como forma de prevenção.
Esses crimes podem ser denunciados pelo Disque 100, e a melhor prevenção neste momento é através da orientação e educação sexual de forma leve e lúdica, para que as crianças não tenham bloqueios.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.