O conclave, processo de escolha do novo Papa, que começa nesta quarta-feira. Hoje os cardeais fizeram a última reunião antes do início das votações.
A partir de amanhã, os cardeais ficam isolados, inclusive sem sinal de celular, até que o novo líder da igreja católica seja anunciado.
As vésperas do conclave, a igreja realizou o último ritual para dar início à escolha do novo Papa. O anel do pescador e o selo de chumbo de Francisco, usados para selar documentos, foram anulados hoje diante dos 133 cardeais que vão decidir o futuro líder da igreja católica.
A Capela Sistina está pronta para receber os cardeais que participarão do conclave. É nela que, a portas fechadas, eles vão escolher o novo Papa. As cerimônias começam nesta quarta-feira, às 5 da manhã no horário de Brasília, com uma missa celebrada na Basílica de São Pedro.
Às 11h30, os cardeais fazem orações e, em seguida, se reúnem pela primeira vez na Capela Sistina. Lá prestam juramento de fidelidade e de absoluto sigilo do processo. Haverá ainda uma breve meditação e, então, a primeira votação.
O conclave volta então na quinta-feira com quatro votações, que acontecem aproximadamente às cinco e meia da manhã, às sete, ao meio-dia e meia e duas da tarde no horário de Brasília. Nesse dia pré-conclave, os turistas lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.