Um alerta: a queda nos índices de vacinação no Brasil. Duas doenças preocupam: a dengue e o sarampo. As duas estão com imunização abaixo do esperado. Vamos conversar com o repórter Antônio Trindade.
O Brasil está enfrentando uma crise por conta da dengue, mas o brasileiro precisa ficar atento a outras doenças também sérias, como o sarampo. A cobertura vacinal contra a doença vem caindo nos últimos anos.
No Distrito Federal, a imunização alcançou menos de 74% do público alvo, abaixo da meta do Ministério da Saúde, de 95%. A doença é grave, principalmente em crianças menores de 5 anos, e pode levar a morte.
O sarampo é preocupação mundial. No ano ado a Organização Mundial de Saúde contabilizou 300 mil casos, aumento de 79% em relação a 2022. O Brasil chegou a ser considerado livre de sarampo, mas perdeu esse certificado em 2019, por conta do registro de novos casos.
Outra doença com índice de imunização abaixo do esperado é a dengue. Menos de 15% das vacinas enviadas aos 521 municípios selecionados foram aplicadas até agora. Podem se vacinar crianças de 10 a 14 anos. Essa proteção é importante, ainda mais nesse surto da doença, com mais de 1 milhão de casos registrados.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.