Está calor até de noite no Rio de Janeiro, e como o carioca adora uma praia, o horário não é impedimento. Muita gente deixou o trabalho e nem pensou em voltar para casa. No início da noite desta quarta-feira (22), a Praia do Arpoador estava cheia, com muitas pessoas se refrescando nesse mar. Os relógios de rua da região marcavam 30°C.
Na terça-feira (21), as maiores temperaturas do país foram registradas em municípios do Rio de Janeiro, como Seropédica, Itaperuna, Cambuci e Duque de Caxias, que ultraaram os 39°C. O Rio Grande do Sul também enfrenta uma onda de calor, com temperaturas 5°C acima da média.
A explicação para isso é a atuação dos fenômenos climáticos. Ano ado, o fenômeno El Niño trouxe temperaturas mais amenas e muita chuva. A gente lembra da tragédia das enchentes de lá. Este ano, é a vez da La Niña, que diminuiu as chuvas e trouxe uma massa de ar quente.
Mas tem mudança no tempo. A previsão para os próximos dias indica chuvas intensas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.