A semana começou com chuva forte em Teresina logo cedo. A temperatura caiu para 20 °C, e ruas e avenidas ficaram alagadas, atrapalhando o trânsito e a rotina de quem precisava sair de casa. Mas não foi só na capital. Também choveu em Altos, Campo Maior e Esperantina. As chuvas eram esperadas, mas chegam com um alerta para precipitações ainda mais intensas nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta para fortes chuvas em todo o Piauí. Até ontem, eram 73 municípios sob aviso. Hoje, esse número subiu para 133, e, em algumas regiões, o acumulado pode chegar a 50 milímetros.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Piauí está enviando alertas por SMS para a população e acompanha a situação a cada 24 horas. A orientação é redobrar os cuidados.
"A partir do momento que eu tenho um alerta é chuva forte o que é que eu não devo fazer? É não me arriscar na chuva forte. Tô em uma partidinha de pelada, tô no clube, tô na piscina, tô lá na beira do rio da lagoa ou do açude? Saio daquele local e busco um abrigo seguro. As recomendações da Defesa Civil, que são as mesmas do Corpo de Bombeiros Militar é que você busque sempre abrigo seguro durante uma situação de temporal, porque o temporal pode trazer eventos, pode tombar uma árvore, pode fazer uma rede elétrica energizar o local, pode alagar completamente uma pista de rolamento, ocultando possíveis obstáculos e criando condições para um acidente. Mantendo as dicas de segurança, você mantém a sua integridade física e o seu patrimônio protegido", alerta Werton Cots, diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil/PI.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.