O verão está mostrando sua verdadeira cara no Rio de Janeiro. Fevereiro sempre foi o mês mais quente, mas os próximos dias prometem ser escaldantes, chegando ao nível 3 de calor. Esse nível é decretado pela prefeitura quando as temperaturas ficam entre 36 °C e 40 °C por, pelo menos, três dias consecutivos, e essa situação deverá se manter pelo menos até o final de semana.
O problema é para quem mora na cidade. Para o turista, está tudo muito bem — quem está na praia aproveita o calorão. Mas para quem precisa trabalhar, especialmente no centro do Rio, que é uma verdadeira ilha de calor, a situação é bem diferente. E como dizem no Rio de Janeiro, "a chapa esquenta".
No início da noite desta segunda-feira (10), um termômetro no centro da capital fluminense marcava 30 °C, mas, durante a tarde, chegou a 37 °C.
As principais recomendações da prefeitura para a população são: beber bastante água e outros líquidos, usar chapéu e protetor solar e evitar os horários mais quentes do dia. Em caso de mal-estar, fraqueza ou dor de cabeça, o melhor é procurar atendimento médico, principalmente no caso de crianças e idosos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.