Mais uma vez, São Paulo teve uma "noite no meio da tarde". A Defesa Civil emitiu o sétimo alerta severo deste ano para a capital paulista. A mensagem, enviada diretamente para os celulares dos moradores, informava sobre o risco de deslizamentos e alagamentos.
A tarde foi marcada por muita chuva na capital. A Defesa Civil alertou para o risco de alagamentos e deslizamentos nas zonas Oeste, Sul e Central da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 90 chamados para quedas de árvores, 17 para alagamentos e três para desabamentos.
Ainda há chuva, embora com menor intensidade, e o tempo segue instável. Os estragos do dia ainda são sentidos, com ruas alagadas e árvores caídas. Na Zona Oeste, por exemplo, uma árvore caiu sobre um ponto de ônibus e atingiu um carro, exigindo a intervenção de técnicos para liberar a via. Em Cajamar, na Grande São Paulo, a força do vento arrancou o telhado de um prédio.
A concessionária de energia elétrica Enel informou que mais de 120 mil clientes estão sem luz na região metropolitana.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, já choveu mais de 130 mm em fevereiro, o que representa mais de 60% do esperado para todo o mês.
A Defesa Civil reforça o alerta para que, em situações de chuvas intensas, as pessoas evitem atravessar ruas alagadas. A força da água, quando chega à altura do tornozelo, já pode arrastar um adulto. Um carro também pode ser levado quando a água encobre as rodas.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.