A gangorra do tempo, que se intensifica com as mudanças climáticas, fez as regiões Sul e Sudeste terem recordes de baixas temperaturas. A cidade do Rio de Janeiro registrou nesta segunda-feira (26) o dia mais frio do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), os termômetros não aram de 18,7 graus na Restinga da Marambaia, que fica na zona oeste, região de praia. A mínima foi de 13 graus, o que é muito frio para o carioca, que aproveitou a chance de tirar os seus casacos, cachecóis e gorros do armário.
Já nos estados do Sul, as temperaturas ficaram negativas durante a madrugada. Segundo o Inmet, as cidades recordistas foram General Carneiro, no Paraná, que teve menos 3,8 graus; Caçador, em Santa Catarina, que teve menos 2,4 graus; e também Castro, no Paraná, com menos 1,9 graus.
Em algumas cidades catarinenses e gaúchas chegou a nevar. Gramados e vegetações amanheceram congelados. Houve geada de intensidade forte no município de Irati, no Paraná; e também em Bagé, Santa Maria, Lagoa Vermelha e o Fundo, todas no Rio Grande do Sul.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.