O líder Swami Nirmalatmananda é um indiano de 63 anos que, em 1999, foi designado para viver em São Paulo. Sua chegada ao Brasil fez com que o Ramakrishna Ashrama de São Paulo asse a fazer parte, oficialmente, da Ramakrishna Mathand Mission. De acordo com o líder, as práticas dessa tradição acontecem “através de várias disciplinas espirituais: meditação, oração, leituras, discussões entre pessoas.”
O novo líder, Swami Jitananda, explica o processo de estudos e as etapas até que um devoto realize os votos de Sanyassine se torne um monge renunciante.
No Rio de Janeiro, a Monja Pravrajika Brahmaprana diz que o que é bonito na ordem Ramakrishna é a revitalização do Hinduísmo. “Ela torna o Hinduísmo muito compreensível. Pega a espantosa variedade de deuses e deusas e sintetiza isso”, acrescenta.
No Centro Ramakrishna Vedanta (Rio de Janeiro), a devota Beth Ribeiro conta que o mantra é composto por palavras sagradas que o praticante recebe. Para Beth, sua recitação “é uma forma de estabilizar a mente.”
O devoto Luiz Antônio Monteiro acrescenta que o poder das palavras transformam uma pessoa. “O que importa é a transformação do caráter que lhe permite ficar feliz e alegre.”
Direção: Alfredo Alves
Produção: Breno Nogueira, Frederico Nogueira
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.