Os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos em seus benefícios devem, a partir desta quarta-feira (14/5), informar se essas operações foram autorizadas ou não. Assim, poderão ter os valores devolvidos.
Cerca de nove milhões de segurados tiveram descontos em seus pagamentos a partir de 2019, período investigado pela Polícia Federal. E a PF segue na apuração dos descontos ilegais. Hoje foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no âmbito da operação Sem Desconto em Presidente Prudente, São Paulo.
Segundo a polícia, o objetivo desta fase é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas. Ele é suspeito de ter comprado carros de alto valor com recursos vindos da fraude.
Nessa terça-feira (13/5), aposentados e pensionistas que tiveram descontos foram avisados por meio do aplicativo “Meu INSS”. A partir de hoje, eles podem ar os valores descontados, o período e as entidades associativas. Essas informações estão disponíveis no aplicativo, no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. É possível informar se o desconto foi ou não autorizado também pelo site meu.inss.gov.br e pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h da noite.
Tudo vai ser intermediado pelo INSS, que vai cobrar os valores das associações num prazo de 15 dias úteis. Se não houver contestação, o dinheiro deve cair direto na conta que o segurado recebe o benefício.
Vale o alerta contra golpes. O contato com os segurados do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo “Meu INSS”. O instituto não envia mensagens, nem links, não telefona para os aposentados, nem está cobrando prova de vida.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.