O governo brasileiro repatriou um novo grupo de pessoas da Faixa de Gaza formado por brasileiros e parentes palestinos. Na manhã desta quinta-feira (22), 12 pessoas, entre elas seis crianças, chegaram no aeroporto de Guarulhos.
O Itamaraty manteve a operação em sigilo para preservar a segurança deles. Essa é a primeira repatriação de brasileiros em Gaza desde o final de 2023. Segundo o Itamarati, desde outubro de 2023, 127 brasileiros e familiares foram retirados da região. No total, 1.572 pessoas que estavam em Israel, na Cisjordânia ou em Gaza e que manifestaram interesse em sair desses locais foram retiradas.
De acordo com o governo, a operação desta quinta-feira (22) foi coordenada pela área consular do Itamaraty e com o apoio das embaixadas do Brasil em Amman e Tel Aviv e pelo escritório de representação em Ramallah. Os que necessitarem de acolhimento na chegada ao Brasil serão assistidos por equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A Faixa de Gaza vive sob intensos bombardeios de Israel com dezenas ou centenas de mortes diárias.
A região vinha sofrendo com o bloqueio de ajuda humanitária por Israel desde o dia 2 de março. Nesta terça-feira (20), a ONU informou que pela primeira vez desde o início de março, militares israelenses autorizaram a entrada de 100 caminhões com alimentos e outros itens básicos fornecidos pela ONU. O Itamaraty informa que continua acompanhando a situação na Faixa caixa de Gaza e desaconselha quaisquer deslocamentos à região.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.