O Ministério da Saúde lançou um novo edital do programa Mais Médicos, para ampliar o o à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Profissionais interessados têm até a quinta-feira (8/5) para se inscrever. Das 3.374 vagas que foram abertas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 distritos sanitários especiais indígenas, fortalecendo a assistência nas regiões remotas.
Neste edital, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país. A prioridade é atender áreas de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais.
Os médicos do programa integram as equipes de saúde da família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes para consultas com especialistas. As informações são registradas no prontuário eletrônico, o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.
O programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, atualmente conta com cerca de 24.900 médicos atuando em 4.200 municípios, o que representa 77% do território nacional.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.