No Piauí, o uso de tijolos ecológicos pode ser uma alternativa para reduzir custos e preservar o meio ambiente. Ao contrário dos moldes convencionais de construir, que são produzidos com materiais com grande emissão de poluentes, os tijolos ecológicos usam uma mistura de areia, terra, cimento, argila, resíduos industriais e fibras naturais. Desta forma, usam menos recursos naturais e emite menos gases poluentes.
Esses tijolos possuem um sistema de encaixe que facilita a construção, diminui o tempo de obra e reduz os custos com argamassa e outros materiais. Em relação a valores de milheiro, o tijolo ecológico é entre 15 e 25% mais caro. Porém, no custo total da obra, é possível conseguir uma economia de até 40%. O tijolo já tem canais por onde ar a instalação hidráulica e elétrica, reduz em 90% o entulho, em 80% o uso de cimento e em 60% o uso de ferro.
Sustentável e inovador, o projeto é inédito no Piauí. A empresa que produz os tijolos ecológicos já comercializa produtos para diversas cidades do estado, e também para estados vizinhos, como o Ceará e o Maranhão.
A reportagem É da TV Antares, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.