Hoje (28), um ritual indígena acontece no Amazonas com um objetivo especial: emanar boas energias para o filme "Ainda estou aqui", que pode ser premiado no Oscar 2025. A reportagem é da TV Encontro das Águas, que foi até Manhuaçu para acompanhar essa história.
O evento ocorre no Cine Aldeia, a primeira sala de cinema em território indígena do Brasil, localizada na aldeia Nhambé, no rio Tarumã-Açu, na região metropolitana de Manaus. Os indígenas se preparam para dar início ao ritual da Vitória, que visa atrair o prêmio do Oscar para o filme dirigido por Walter Salles. "Ainda estou aqui" está concorrendo nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Filme e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres.
O filme conta a história de Eunice Paiva, uma advogada que lutou pelas causas indígenas após ter vivido a ditadura militar nos anos 60. Além de buscar o reconhecimento do assassinato de seu marido, o deputado Rubens Paiva, no início da década de 70, ela se dedicou a dar voz às lutas dos povos originários após o regime.
Esse filme tem um grande significado para os indígenas, o que motiva a realização do ritual da vitória. A expectativa é que a energia positiva emanada durante o evento contribua para que, no domingo, o Brasil conquiste seu primeiro Oscar.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.