Zerar as emissões de gases causadores do aquecimento é um desafio para todos os países. Isso envolve criar uma nova forma de produzir. Em novembro deste ano, em Belém, chefes de Estado e ativistas do mundo inteiro se encontrarão na COP30, com a missão de encontrar saídas para continuar produzindo sem afetar o clima. A reportagem é da TV Cultura do Pará, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Uma das principais preocupações é reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos países, e aí entra o cumprimento da NDC, sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada. Mas você sabe o que é isso? A NDC é o documento pelo qual cada país diz qual é a sua parte no esforço global conjunto para enfrentar a mudança do clima, visando atingir os objetivos definidos no Acordo de Paris.
Dentro da NDC, o Brasil se comprometeu a transformar o modelo de desenvolvimento do país, envolvendo todos os setores da economia. Este compromisso inclui reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa no Brasil de 59% a 67% até 2035, em comparação aos níveis de 2005.
A coordenação de Política Internacional do Observatório do Clima destaca que o Brasil ainda precisa avançar bastante em determinadas áreas para que a meta seja cumprida.
“É um dever não apenas ambiental e econômico, mas também moral do Brasil. O desmatamento é algo que já não deveria acontecer há muito tempo, porque temos terras abertas em áreas mais do que suficientes para expandir a produção agropecuária no país sem precisar cortar nenhuma árvore. Conhecemos o caminho que precisamos seguir e devemos repeti-lo,” afirma o especialista Claudio Angelo.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.