Um projeto de capacitação em costura está ajudando a transformar a vida de mulheres indígenas no Amazonas. A iniciativa une empoderamento feminino à valorização da cultura ancestral. A reportagem é da TV Encontro das Águas, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Linha por linha, elas costuram mais do que roupas; cada ponto é um pedaço da história que a de geração em geração. Mesmo que para algumas a máquina de costura ainda seja novidade, o desejo de aprender fala mais alto do que o medo do desconhecido. "Na primeira vez que peguei a máquina, achei uma sugestão grande, me assustei. Eu fiquei muito nervosa," conta Clara, que lembra de ver a avó costurando quando era pequena e ali começou seu sonho. Hoje, ela dá os primeiros os rumo à carreira de costureira e já pensa em seguir nessa profissão: "É claro que a minha cultura é importante; sou uma mulher indígena do povo Tucano, então, quero seguir essa parte também, pensando na minha vida financeira e na dos meus filhos".
Elas costuram oportunidades. Entre linhas e agulhas, nascem peças únicas e negócios com identidade e propósito. Mulheres indígenas transformam saberes em empreendedorismo.
Wanda Witoto, diretora executiva do instituto, destaca a importância do empoderamento indígena e da valorização da cultura por meio das roupas: “A gente quer ver cada vez mais mulheres ocupando esses espaços, criando as suas roupas e conectando também as pessoas através desse trabalho tão importante de uma moda sustentável, que comunica sobre as nossas lutas indígenas e, sobretudo, reafirma a nossa identidade”.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.