Com o inverno chegando e as pessoas ando mais tempo em ambientes fechados, muitas doenças contagiosas se espalham com mais facilidade. Uma delas é a síndrome mão-pé-boca, que atinge principalmente as crianças. Este ano, somente na cidade do Rio de Janeiro, até o dia 12 de abril, já foram notificados 12 surtos da doença, com 98 casos envolvidos.
Uma doença com nome engraçado, mas que assusta muito. De repente, a criança começa a apresentar febre e manchas vermelhas na pele — inclusive na sola dos pés e na palma das mãos. Com o tempo, essas manchas se transformam em bolhas. E a criança a a ter dificuldade para se alimentar, porque as lesões também aparecem dentro da boca. Por isso o nome: síndrome mão-pé-boca, também chamada pelos médicos de MPB.
De causa viral, ela pode se espalhar com facilidade, principalmente em ambientes fechados e com muitas crianças — geralmente até os cinco anos de idade — como creches e escolas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a MPB é uma doença com grande potencial de transmissão. O vírus causador é o coxsackie. E a infecção não garante imunidade — ou seja, a criança pode pegar a doença mais de uma vez.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.