Aumentou o número de países que deixaram de comprar frango do Brasil por causa do foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A expectativa do governo é que, na quinta-feira (22), comece o chamado marco zero do ciclo de 28 dias sem novos casos da doença. Depois desse prazo, o país pode se declarar livre do vírus.
Já são 19 países, mais União Europeia e União Euroasiática, que deixaram de comprar carne de frango de qualquer parte do Brasil por causa do caso de gripe aviária numa granja do Rio Grande do Sul. Segundo o governo, o país continua em articulação com as autoridades sanitárias dos países que importam o frango brasileiro para rear as informações técnicas sobre o assunto.
Sobre os casos suspeitos da doença, outros dois estão em investigação: um no município de Garopaba, em Santa Catarina — o Ministério da Agricultura investiga a infecção de um "quero-quero" —, e em Gaurama, no Rio Grande do Sul, há suspeita de infecção de uma criação para subsistência.
A desinfecção na granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul, que terminaria ontem, foi estendida até hoje. Então, o início da contagem do ciclo de 28 dias, previsto nos protocolos internacionais para observação, deve começar amanhã. Se não houver nenhum outro caso de gripe aviária dentro desse período, o Brasil será considerado livre do vírus.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.