O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), realizou, nesta terça-feira (18) a primeira reunião de líderes para debater a composição das comissões e as principais pautas da Casa. Essa reunião, na residência oficial do Senado, durou cerca de quatro horas e já definiu presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes. São dezesseis comissões permanentes no Senado. A votação, que apenas vai sacramentar o que os líderes decidiram hoje, ocorrerá amanhã.
As comissões permanentes têm competência deliberativa, ou seja, podem discutir e votar projetos de lei que não precisam ar pelo Plenário. Além disso, podem fazer emendas ao orçamento. Neste ano, serão responsáveis por R$ 11,5 bilhões em emendas ao orçamento.
Essa reunião de líderes também definiu a pauta de votação no Plenário. Amanhã, começam as votações, que incluirão três projetos e três medidas provisórias para a liberação de recursos – duas destinadas ao Estado do Rio Grande do Sul e uma ao Amazonas. Também será votado um projeto sobre os restos a pagar de 2019 a 2024.
A reunião ainda discutiu uma questão polêmica: a liberação das emendas parlamentares que foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.