O número de casos de covid-19 no Brasil mais que dobrou nas três primeiras semanas do ano em comparação com as três últimas semanas de 2024, sendo o maior registro dos últimos dez meses. Os números, reunidos por pesquisadores da USP e da Unesp, mostram que foram notificadas mais de 57 mil contaminações por covid-19 no Brasil nas três primeiras semanas de 2025. Esses dados representam um aumento de 151% em relação ao registrado nas três últimas semanas do ano ado.
Com o aumento do número de casos, houve também um crescimento nas mortes. Em duas semanas, 310 pessoas morreram em decorrência da covid-19. Segundo os pesquisadores, os números ainda estão distantes do que ocorreu durante a pandemia, devido à vacinação da população e ao fato de as variantes do vírus que circulam atualmente serem menos letais.
Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas devem ter atenção, evitar a exposição ao vírus e manter a vacinação em dia. Hoje, os óbitos por Covid-19, na maioria das vezes, são evitáveis com a vacinação. Para os grupos de risco, é essencial estar vacinado. Não há necessidade de adoção de medidas adicionais, como distanciamento social, evitar aglomerações ou uso de máscaras. A vacinação em dia para os grupos prioritários é suficiente para prevenir as formas graves da doença.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.