Em Palmas, um evento repleto de diversidade, dança e artesanato está se preparando para o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril. O Palacinho, primeira instalação da sede do governo, foi o cenário para o início das comemorações. Os povos Krahô, Xerente e Javaé apresentaram parte de sua cultura por meio de danças e uma exposição de peças artesanais, que são fontes econômicas importantes para praticamente todas as tribos.
No entanto, os indígenas desejam ir além das homenagens a seus costumes. Eles esperam ser incluídos e fazer parte das equipes de trabalho na gestão pública e em outras iniciativas. "Temos muitos indígenas no estado, e muitos indivíduos estão qualificados para ocupar qualquer cargo. É importante que o governo considere a inclusão dos povos indígenas em vários setores do estado para atender às necessidades e promover políticas públicas voltadas a esses povos originários", afirmaram representantes das comunidades.
No Tocantins, foi criada uma secretaria específica visando garantir os direitos e o bem-estar das comunidades indígenas. Dados do governo indicam que a população indígena está distribuída em nove etnias. O Tocantins é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de indígenas vivendo em território demarcado. De acordo com o levantamento do Censo 2022, essa porcentagem é de 75,98%, ficando atrás apenas do Mato Grosso, que possui 77,39%.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.