Hoje, os líderes do bloco Brics se reuniram para debater questões ambientais, com foco nas mudanças climáticas. A 11ª reunião dos ministros de Meio Ambiente do Brics ocorreu sob a presidência do Brasil, com o objetivo de reforçar o papel do bloco na promoção do desenvolvimento sustentável e no financiamento climático.
Na abertura do encontro, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, convocou os países a se prepararem para as mudanças climáticas, afirmando que o trabalho dos ministros do Brics pode demonstrar que os países em desenvolvimento estão dispostos a liderar pelo exemplo. Marina Silva anunciou uma agenda de trabalho que inclui cerca de 50 atividades práticas, como a busca por soluções para a qualidade do ar, educação ambiental e biodiversidade.
Ao final do encontro, os ministros emitiram uma declaração conjunta reafirmando a importância de financiar ações para cumprir o Acordo de Paris e controlar a emissão de gases de efeito estufa. A ministra destacou a necessidade de um aporte de US$ 1,3 trilhão para o combate às mudanças climáticas, um tema que será debatido novamente na COP 30, que ocorrerá em novembro na cidade de Belém.
Marina Silva enfatizou que os países desenvolvidos têm obrigações no âmbito da convenção climática. Ela ressaltou que, embora os países em desenvolvimento já estejam cooperando e realizando esforços, é fundamental que os países desenvolvidos cumpram suas responsabilidades, incluindo a transferência de tecnologia para a transformação ecológica do planeta.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.